Este site compila em um gráfico a distância e o tempo de percurso para diversos lugares — que fazem ou fizeram parte da minha vida — a partir da casa em que morei na periferia de São Paulo.
Todas as durações dos percursos foram contabilizadas através do Google Maps e são apenas referênciais pois nenhuma delas contempla os recorrentes problemas de super lotação no transporte público nos horários de pico que resultavam em maior tempo de viagem.
O gráfico também só contempla o tempo de ida a esses lugares.
Alguns desses percussos só se tornaram possíveis a partir de 2004 quando foi criado o Bilhete-Único na cidade de São Paulo que permitia um acesso mais amplo ao transporte público.
A ideia desse site partiu do incomodo ao ser indagado diversas vezes sobre o por que ter ido parar em lugares tão longe de onde morava.
São Paulo é uma cidade que impõe o seu acesso através da distância. Pra quem mora na periferia a distância pra algo nunca pode ser critério de escolha.
Quem mora na periferia de São Paulo tem que se deslocar do perto e construir uma relação com o longe e que isso não é uma questão de escolha, mas sim de acesso.
O longe deixar de ser medida, e se torna natural.